top of page

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO ELÉTRICO PARA RESIDÊNCIAS?


Quando se pensa em projeto elétrico, a maioria das pessoas tem na mente que esse tipo de projeto é necessário sim para as construções, porém apenas para edifícios. Esse tipo de ideia é equivocada e nesse texto pretende-se informar mais sobre as etapas de um projeto elétrico, e o que eles significam.


No momento em que você decide construir sua residência, imagina todos os detalhes arquitetônicos, se preocupa com a estrutura para que ela seja estável, mas muitas vezes acaba negligenciando a parte elétrica, deixando para o construtor e eletricista fazerem as ligações elétricas. Por mais que eles tenham a experiência da construção civil e da área de instalações, esses profissionais não serão capazes de quantificar de maneira correta as reais necessidades elétricas para a residência, que são identificadas na fase de levantamento/briefing de equipamentos.


Através de uma reunião com o cliente, o projetista elétrico analisa todos os equipamentos necessários, como: chuveiros elétricos (tamanho); equipamentos da cozinha; tomadas especiais para torneiras elétricas; tomadas especiais para ar condicionado; motores; bombas de recalque; etc.;


A partir dessa definição se inicia a fase de adequação da rede para a necessidade da residência. É nesse momento que é feita a escolha da rede conforme a capacidade e carga instalada, com opções de monofásica, bifásica ou trifásica. Isso impacta diretamente no desempenho dos equipamentos, pois a não verificação dessa necessidade pode causar sobrecarga de fase na residência, como por exemplo, pode ocorrer em chuveiros elétricos que tem seu disjuntor sempre desligando quando ligado por muito tempo.


Com a escolha correta da rede, o projetista passa para a fase de anteprojeto, onde é feita a localização dos pontos de interruptores, tomadas e iluminação para aprovação do cliente. Com essa etapa concluída, passa-se para a fase de projeto executivo com dimensionamento de circuitos, balanço de fases e fios e dimensionamento de disjuntores e quadros de distribuição. Além disso tem-se o quadro de cargas e demanda da residência.


Percebe-se que a falta da etapa da escolha da rede corretamente influencia na etapa de projeto executivo, pois é nesse momento que os disjuntores do seu chuveiro são dimensionados, juntamente com a fiação. Um erro de bitola de fio (tamanho do fio a ser usado) ou de disjuntor menor do que o necessário para aquela rede pode causar o evento retratado anteriormente de desligamento do chuveiro constantemente. Nesse caso, o menor dos problemas é o banho frio que irá tomar.


Em resumo, por mais que sua residência seja menor que um edifício de vários andares, ela pode consumir uma grande quantidade de energia dependendo dos equipamentos que você utiliza. Por isso a contratação de um engenheiro que faça projeto elétrico é indispensável pois apenas ele poderá fazer com que sua casa seja um local seguro com relação a parte elétrica e você poderá aproveitar o seu cantinho com tranquilidade.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page