top of page

A IMPORTÂNCIA DO DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) NO SISTEMA ELÉTRICO DE SUA RESIDÊNCIA


Nessa época do ano de calor intenso, durante vários dias, os temporais são cada vez mais frequentes e com muitos raios, sendo indispensável pensar em como proteger sua residência de grandes problemas.


O uso de ar-condicionado e equipamentos eletrônicos durante horas é inevitável, porém os mesmos devem estar bem instalados e com todos os dispositivos de segurança, visto o que presenciamos na tragédia do Flamengo no Rio de Janeiro, onde o que se sabe até agora é que a causa do acidente pode ter sido um curto circuito no ar-condicionado, associado as chuvas intensas e temporais do dia anterior com sucessivas quedas de energia. Porque tanto incêndios acontecem em ar-condicionado? Se confirmada a causa, o acidente poderia ter sido evitado com o projeto elétrico devidamente realizado conforme as normas vigentes que preveem dispositivos de segurança. Vejamos quais são eles.


Primeiramente, é indispensável saber quais equipamentos de ar-condicionado demandam de uma carga de energia muito grande, por isso conforme a ABNT NBR 5410/ 2004, é obrigatório que esses aparelhos tenham um circuito individual, ou seja, apenas um aparelho ligado com um disjuntor específico. Isso possibilita que qualquer problema de aquecimento da rede elétrica do equipamento seja solucionado a partir do desligamento imediato do disjuntor, a chamada “caída do disjuntor”. Além disso existe um dispositivo extra de segurança, que poucas pessoas conhecem que é o DPS – DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS, e para que ele serve?


Com as tempestades de verão mais intensas, os raios caem com mais frequência, e podem percorrer distâncias enormes. Para isso, basta ter um condutor metálico apropriado tais como a rede elétrica externa e a rede telefônica, que o raio pode entrar na sua casa sem estar protegida pelo Sistema de Para Raios / Aterramento, e assim conduzir seus efeitos nas proximidades sem ser detectado pelo para-raios.


Então a tecnologia nos traz o DPS, uma espécie de disjuntor que se desliga (desarma) quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio, ou com variações elevadas na tensão, ou seja, o vai e volta da luz após uma tempestade.


O dispositivo de proteção contra surtos é um dispositivo parecido e instalado exatamente como um disjuntor comum na caixa de distribuição geral, ou entre o equipamento e a tomada de energia (DPS individual), com função de proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) oriunda de surto atmosférico (Raio) externo conduzida através da rede propriamente dita e descarrega-la diretamente para a terra.


Assim, com um projeto elétrico pensado para sua residência, você pode ter todos os pontos mais vulneráveis mapeados e protegidos com a divisão correta de circuitos e previsão de DPS, quantidade e escolha correta conforme necessidade, evitando que tragédias que parecem estar longe do nosso alcance entrem na sua vida.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page