CUSTO X QUALIDADE
REDUZIR OS CUSTOS OU MANTER A QUALIDADE DA SUA CONSTRUÇÃO???
Eis o dilema que muita gente acaba se deparando na hora de construir.
Saiba que é possível conciliar as duas coisas com PLANEJAMENTO.
A partir do momento que você se planeja para construir, tem ao seu lado uma equipe técnica para te auxiliar, e tem definido um ‘teto’ orçamentário para realizar seu sonho, é possível fazer um planejamento para que você consiga gastar menos e fazer com que sua obra atenda ao seu padrão de qualidade (ver artigo COMO DEFINIR QUALIDADE?).
Com os projetos definidos, se reduz bastante o desperdício de dinheiro (veja em QUANTO CUSTA UM PROJETO PARA SUA CASA?) e aumenta qualidade do produto final, pois já foram feitos os ajustes necessários para atender as suas expectativas, assim como planejado o método para execução da edificação. Assim, temos condições de gerar os quantitativos e elaborar o orçamento da obra, e a partir deste orçamento conseguimos fazer uso do que chamamos de ‘Curva ABC’.
A Curva ABC nada mais é do que uma ferramenta que nos ajuda a identificar os insumos de maior impacto e/ou importância na sua construção, assim podemos fazer um controle financeiro da construção de forma mais efetiva focando na barganha dos materiais de maior impacto financeiro e/ou de quantidade.
Pelo ponto de vista da qualidade, existe um limite de até onde vale a pena economizar? A partir de que momento o barato sai caro? Com o acompanhamento de um responsável técnico você terá o suporte necessário para não ultrapassar esse limite e fazer com que algo fique barato em um primeiro momento e pouco tempo depois tenha que desmanchar e refazer, gastando o dobro ou mais que o custo inicial.
Para se ter qualidade é necessário ter conhecimento dos métodos de execução, e uma padronização dos serviços necessários.
Às vezes é melhor esperar um pouquinho mais, amadurecer o planejamento, juntar a grana necessária e ai sim partir para execução mais certeira, econômica e com resultados funcionais que atendam as suas expectativas de desempenho.