top of page

O CAMINHO DO APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS


Quando falamos de aproveitamento de águas pluviais, ou água da chuva, surgem inúmeras dúvidas relacionadas ao tema, principalmente como fazer a captação, e onde utilizar essa água coletada. Além disso, cada vez mais as cidades brasileiras estão colocando em suas normas e leis, como Código de Obras, a OBRIGATORIEDADE DO APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS conforme alguns requisitos das edificações. Por isso esse artigo visa tirar algumas dúvidas para que você utilize esse recurso em sua residência, que é uma tendência cada vez mais forte no país.


Para que se faça o aproveitamento a água da chuva deve ser coletada somente em telhados e coberturas, pois seu uso deve ser apenas para fins não potáveis, como por exemplo a rega de jardins, a lavagem de automóveis, entre outros. Mesmo sendo utilizada para fins não potáveis, essa água deve passar por unidades de tratamento para atingir níveis de qualidade correspondentes ao seu uso.


Para que se tenha um potencial de aproveitamento das águas pluviais aumentado, não basta apenas colocar um reservatório para coleta, são necessárias também algumas informações importantes como por exemplo, saber se o volume do reservatório será suficiente. Para isso há a necessidade de conhecer a precipitação média do local, a área de coleta dessa água, o coeficiente de escoamento superficial e a caracterização da qualidade da água. Com esses dados temos a quantidade de chuva que o local oferece e a área de cobertura ou telhado que fará a coleta, assim o volume de água pode ser calculado.


ALÉM DESSES DADOS, A DEMANDA QUE A RESIDÊNCIA PRECISA PARA UTILIZAR A ÁGUA COLETADA PARA O USO ESCOLHIDO DEVE SER CONHECIDA PARA QUE O RESERVATÓRIO DE ARMAZENAMENTO SEJA DIMENSIONADO CORRETAMENTE.


Uma das partes componentes do sistema de aproveitamento da água da chuva é o reservatório de descarte, aonde como o nome já diz, ocorre o descarte da chamada “primeira água”. Esse descarte ou retenção temporária, é necessário pois essa água é a que entra em contato com a superfície da cobertura que geralmente está suja, sendo assim evita-se que galhos, folhas, poeira e partículas de poluição sejam carregadas para dentro do reservatório de armazenamento.


O tratamento da água coletada dentro do reservatório de armazenamento é necessário para garantir a qualidade dessa água, e geralmente são empregados sistemas de sedimentação simples, filtração simples, e desinfecção com cloro. Esses tratamentos são simples e de fácil aplicação.


Todo esse caminho para o aproveitamento de águas pluviais conta com a necessidade de dimensionamento de todos os componentes para uma melhor eficiência. Assim, um profissional habilitado trás mais confiança e durabilidade para esse sistema na sua residência, e consequentemente, por se tratar de água, a qualidade dessa água, e o bem-estar dos moradores e usuários, uma responsabilidade com a saúde pública. Esse recurso abundante que é a água da chuva deve ser utilizado com responsabilidade para trazer economia no consumo da água potável em usos não potáveis, mas sempre pensando na saúde dos usuários e do meio ambiente.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page