top of page

PADRONIZAR OU NÃO PADRONIZAR, EIS A QUESTÃO


Padronizar é tornar algo uniforme, seja um produto, serviço ou atividade. De maneira geral a padronização é alcançada por meio de parâmetros que representam a melhor forma de execução de um trabalho, levando em conta a maneira mais segura, barata, fácil e confiável para que se garanta a qualidade.


Este conceito de PADRONIZAR as coisas, teve ênfase no início do século XX, com o advento da produção em série, conceito este trazido para a prática por Henry Ford, na produção de carros, e que trouxe consequências não só na produtividade das empresas, mas também no padrão de vida da sociedade, com a concepção de consumo em massa.


Na construção civil padronizar aparentemente é uma tarefa mais complicada, uma vez que trata-se de uma indústria completamente diferente das demais, onde existe:


Descentralização das atividades produtivas, devido ao caráter “nômade”, ou seja, a fábrica se instala, produz, deixa o produto e segue atividades em outro local;


Descontinuidade das atividades produtivas, devido à intensa fragmentação da produção em etapas e fases predominantemente sucessivas;


Exclusividade dos projetos, devido as necessidades do terreno, dos clientes, do clima, da localização, do tipo de uso, entre outros fatores.


Desta forma, na Construção Civil, a padronização pode ser melhor aplicada quando inserida nos processos construtivos e procedimentos de execução, e não no produto em si. De um modo geral, pode-se dizer que a padronização contribui para a estabilização dos processos dentro das organizações, harmonizando a mão de obra com os demais elementos, e assim, o conjunto máquina, método, mão de obra e material conectam-se uns aos outros resultando em um sistema de produção poderoso.


Diante disto tem-se duas conclusões:


- Por um lado a padronização pode ajudar na redução de custos, perdas e desperdícios, pois engloba diferentes especificações ou padrões técnicos e procedimentos operacionais, além de atividades relacionadas ao controle de qualidade, meio ambiente e segurança.


- Por outro lado não padronizar significa manter a originalidade e a exclusividade do produto, fator determinante para muitas pessoas na hora de escolher entre algo que todo mundo tem ou que é personalizado para si.


ENTÃO O QUE É MELHOR, PADRONIZAR OU NÃO PADRONIZAR?


Tendo como base a visão tradicional, pode-se dizer que os padrões são considerados como o objetivo a ser seguido, como se fosse o último nível de desempenho, e então, padroniza-se para que não seja mais necessário pensar em determinado procedimento.


Mas há outra forma de visualizar a padronização, considerando o seu desenvolvimento como a base para a melhoria contínua, ou seja, esperando que os resultados futuros superem os padrões, conceito este trazido pela LEAN CONSTRUCTION. Nesta visão, padroniza-se para melhorar, e desta forma a padronização torna-se uma ótima opção de organização e aprimoramento para as empresas.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page