top of page

TRINCA FISSURA OU RACHADURA? Qual a diferença entre elas?


Ao notar uma rachadura em casa, costuma-se não dar a devida importância para este problema que pode ser facilmente confundido com uma trinca e a falta de cuidado pode trazer grandes prejuízos para o seu imóvel. A fim de evitar transtornos desnecessários, ou esconder um problema maior e não visível na estrutura, este artigo explicará a diferença entre trincas, fissuras e rachaduras.


Fissuras são aberturas estreitas e alongadas, é apenas superficial, na maioria das vezes não possui problema estrutural. Sua espessura atinge no máximo 1 milímetro. É comum que problemas onde ocorrem fissuras sejam em função da pintura, da massa corrida ou em piso de cimento queimado. Apesar de não ser preocupante, é recomendado prestar a atenção na evolução da fissura, para que futuramente não evolua para uma trinca ou rachadura.


Trincas são aberturas um pouco mais profundas e acentuadas, onde ocorre a ruptura do elemento causando a sensação de “separação” das partes. Sua espessura é de 1 a 3 milímetros. As trincas são mais perigosas que as fissuras não apenas pelo fato de serem maiores, mas também porque como elas rompem o elemento ela pode afetar a segurança estrutural da edificação.


Rachaduras são aberturas maiores, mais profundas e acentuadas, é de fácil observação, e água, vento e luz são capazes de passar através da abertura. É perigosa e requer cuidado e atenção imediata pois o elemento está rompido. Sua espessura é acima de 3 milímetros.


Existem algumas causas comuns que fazem com que ocorram estes problemas, tais como a retração do concreto, a dilatação por excesso de exposição ao sol, vibrações e trepidações, assentamento do solo em maior ou menor grau em apenas algumas partes do terreno, entre outros inúmeros exemplos.


Portanto, caso a sua residência possua alguma dessas patologias, procure um especialista e requisite uma análise técnica de seu problema.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page