A QUALIDADE HOJE É MELHOR OU PIOR QUE NO PASSADO?
- Cristian Teixeira Marques
- 11 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Para se ter qualidade, é necessário uma comparação com padrões ou requisitos. Quando um produto ou serviço não condiz com esses padrões ou requisitos definidos deixa-se de ter qualidade. Sendo assim, a questão é:
A qualidade nos dias de hoje é melhor ou pior que no passado?
Pode-se dizer que a qualidade evoluiu bastante, uma vez que as pessoas tornaram-se mais exigentes além do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias.
Na CONSTRUÇÃO CIVIL, por exemplo, podem ser destacados diversos avanços que indicam essa evolução na qualidade, entre tantos outros, citamos:
- A melhoria de desempenho e capacidade estrutural, devido ao aumento da resistência dos materiais e controles de qualidade com possibilidades muito maiores;
- A diversidade de materiais para os mais diferentes usos e fins, com infinitas possibilidades de resistência, segurança, conforto, estética, durabilidade, etc.;
- Os avanços nos cuidados da mão-de-obra com o apoio das legislações de segurança do trabalho, permitindo a redução no número de acidentes;
- O uso de equipamentos cada vez mais eficientes e seguros, reduzindo tempo e desperdício, além de melhorar a qualidade final das edificações;
De maneira geral, os principais fatores que influenciaram na evolução da qualidade foram:
Aumento da competitividade
Explosão tecnológica
Iniciativa dos governos
Preocupação com o meio ambiente
Globalização
Todos esses fatores criaram novos pontos de vista para serviços e produtos e a partir disso, novos requisitos foram estabelecidos fazendo com que novas alternativas fossem criadas a fim de obedecer a esses requisitos.
Alguns dizem que hoje em dia as coisas tornaram-se menos duráveis, mais descartáveis e facilmente substituíveis. Considerando este ponto de vista pode-se dizer que a qualidade diminuiu, mas não podemos esquecer que grande parte dos produtos ou serviços que possuem essa característica, assim são propositalmente, e não pelo fato da qualidade ser menor.
Dizer que é melhor ou pior, é uma questão de ponto de vista. Tudo depende do parâmetro, do critério, do instrumento ao qual está se analisando.