top of page

ILUMINE SEU LAR! CLARABOIAS


Conceito arquitetônico: Claraboia é uma abertura no alto das edificações, destinada a permitir a entrada de luz ou a passagem de ventilação.


Perfeita para dar um toque de requinte e elegância à ambientes. Ao permitir a iluminação natural de ambientes internos pode tornar-se uma grande aliada na decoração e uma boa opção para quem busca um diferencial na hora de construir. Além disso, a utilização de claraboias pode auxiliar na economia de energia elétrica e no conforto térmico da edificação.


Versátil, a claraboia pode ser instalada em qualquer cômodo, sem restrições de tamanho ou função. Além do papel decorativo e funcional, possibilita uma opção para cômodos pouco iluminados ou sem a possibilidade de aberturas laterais.


Um cuidado importante a se ter, é com relação a ambientes como dormitórios e salas, pois a claraboia possibilita a incidência de iluminação natural de maneira contínua, e para que isto não venha a atrapalhar as funções e usos destes ambientes, o ideal é a instalação de cortinas apropriadas com tecidos que efetivamente resistam ao sol. Assim como a luz, o calor e a privacidade são outros fatores que precisam de atenção. Para estas situações, é indicado a instalação de películas para o controle solar e visual das claraboias.


Tipos e formatos: Diferentes tipos e formatos podem ser utilizados como claraboia tubular, átrio, pirâmide, cúpula, shed e lanternin.


Ainda existem as claraboias fixas, que permitem a entrada de luz em um único aposento, e também as estruturas ventiladas, que podem ser controladas de forma manual ou automática e usadas para regular a temperatura da casa.


Materiais utilizados: Os materiais que podem ser utilizados podem ser bem variados. Usualmente são cobertos por caixilhos, fibras de vidro, vidros sintéticos que são resistentes a impactos, vidros laminados, policarbonatos ou de acrílico.


Instalação: Para a instalação será sempre necessário prever o vão na laje de cobertura, que deve ser projetada para esta função. No caso de ser instalada nas telhas (forro inclinado), pode ser executada através da substituição das telhas comuns por telhas equivalentes porém transparentes. Estes cuidados essenciais podem prevenir futuros imprevistos como infiltrações, por exemplo.


Para se ter o melhor aproveitamento deste incrível artifício, deve-se pensar e estudar todas as possibilidades, sendo a fase de projeto ou início da construção o melhor momento para isto.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page