top of page

ESTRUTURA DA OBRA: conheça os principais tipos de fundações superficiais



Na hora de construir, muitos fatores são colocados em questão, como orçamentos, projeto arquitetônico, espaços internos e externos dentre tantos outros questionamentos. Contudo, o que na maioria das vezes não é levado como prioridade é a parte estrutural da obra, que traz a segurança ao empreendimento.


Quando se fala em fundações, as mais utilizadas estão classificadas em dois grandes grupos: RASAS E PROFUNDAS. As fundações rasas são apoiadas em camadas superficiais de solo com resistência adequada, e possuem baixo custo de execução devido ao menor consumo de material, além de não exigir maquinário para a realização das escavações. Como exemplo desse tipo de fundação tem-se: as Sapatas, os Blocos e os Radiers.


As fundações profundas ocorrem em grandes projetos, como edifícios altos, nos quais os esforços do vento se tornam consideráveis, bem como nos casos em que o solo só atinge a resistência suficiente em grandes profundidades, superior a 3 metros – salvo exceções. Os tipos mais comuns dessas fundações são estacas, tubulões e caixões.


Neste artigo faremos apenas referência, para fins de conhecimento, sobre alguns tipos comuns de fundações rasas mais comuns utilizadas no Brasil.


Sapata Isolada é um elemento de concreto armado, geralmente quadrado, retangular ou trapezoidal, dimensionado de modo que as forças exercidas pela edificação sejam resistidas pela armadura, não pelo concreto. Recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.


Sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, se assemelha a viga baldrame, porém suas dimensões de largura e altura são normalmente maiores. Ela recebe a carga e distribui linearmente no solo.


Sapata associada recebe vários pilares, cujos centros não estão no mesmo alinhamento.


Bloco de fundação é um elemento com base quadrada ou retangular, absorve a carga, distribuindo-a sem a necessidade de armadura.


Radier é uma placa de concreto armado ou protendido que abrange toda a área da construção, recebendo toda a carga e distribuindo-a no terreno. É recomendada para solos com baixa resistência.


Viga baldrame ou de fundação percorre todo o comprimento das paredes da construção, conectando sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção. Contribui também para um melhor travamento das colunas ou pilares da construção.


Assim, da análise acima contata-se que o projeto de fundações é indispensável para que haja confiabilidade e segurança no empreendimento a ser construído.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page