COMO DEFINIR QUALIDADE?
Viver com qualidade, qualidade de vida para a sua família, conforto, bem estar e qualidade de vida, entre outros, atualmente são conceitos bastante comuns no setor da construção civil.
Termos como esses costumam ser muito utilizados por construtores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais do meio, objetivando sempre vender a seus clientes a tão falada “casa dos sonhos.” E para isso, buscam qualidade na construção, serviços de qualidade, mão-de-obra qualificada e principalmente um produto de qualidade.
Mas o que é qualidade?
Para muitos o conceito de qualidade é algo difícil de mensurar. Pode ser considerado algo um tanto quanto subjetivo, uma vez que de acordo com o ponto de vista, algo pode ter ou não qualidade, dependendo do grau de tolerância daquele que esta sendo o avaliador. Ou seja, aquilo que para um é bom, para outro pode não ser tanto, pois cada pessoa tem uma visão diferente no momento de comprar algo ou desfrutar de um serviço, tornando a qualidade um adjetivo difícil de medir.
A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000, define qualidade como: “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.
A qualidade, portanto, sempre estará sujeita aos requisitos, aos padrões estipulados, aos níveis de tolerância, todos estabelecidos pelas normas e organizações. Pode-se dizer que a qualidade de um produto ou serviço pode ser mensurada, quando esse atende às necessidades de seus clientes de forma agradável, do contrário não se tem qualidade. É importante pontuar que este conceito foi evoluindo com o passar do tempo, à medida que as pessoas tornaram-se mais exigentes em suas avaliações.
Na construção civil a qualidade pode ser mensurada mediante a observação e utilização de normas técnicas, projetos executivos e procedimentos de execução adequados. Estes três itens são os parâmetros a ser levados em consideração para que a construção tenha qualidade.
Para ter certeza se a empresa está lhe oferecendo um produto/serviço de qualidade, é fundamental observar se a organização trabalha de maneira correta, seguindo os três itens destacados, sendo: as normas, os projetos e os parâmetros de qualidade que a empresa considera como padrão. Além disso, é importante que sejam comparados os parâmetros de uma empresa com os de outras empresas – as concorrentes.
Portanto, quando lhe é oferecido por uma empresa um produto ou serviço que lhe proporcionará bem estar, conforto, e principalmente QUALIDADE de vida, é importante questionar-se até que ponto realmente esses elementos foram considerados? Como esta qualidade está sendo mensurada? Se você tiver uma resposta positiva, com elementos convincentes, certamente enganos e decepções serão evitados.